quarta-feira, 6 de março de 2013

Morte de Hugo Chavéz: Vitória da democracia ou recuo temporário do ditatorialismo?

A morte de Hugo Chavéz fez com que o mundo político ficasse apreensivo por essa resposta - A morte de Hugo Chavéz é uma vitória da democracia ou apenas um recuo temporário do ditatorialismo? - Uma resposta que só saberemos ao longo do tempo.

O que víamos ultimamente era que o seu governo vivia em grandes crises, como a tensão diplomática que colocou de um lado Venezuela e Equador e do outro a Colômbia, depois que as forças armadas da Colômbia mataram o líder das Farc, Raúl Reyes.

Passou também por uma crise de energia, quando apagões eram frequentes e o governo pediu para que os venezuelanos tomassem menos banhos.

Manifestações, mesmo que fracassadas, da oposição contra o governo de Chavéz eram constantes.

O que parece é que sem a liderança política de Chavéz e seu carisma, a oposição toma força contra o Chavismo e tende a vencer as próximas eleições. Uma oposição que critica muito o ditatorialismo chavista mas que tem um grande apoio dos EUA, que tinham em Hugo Chavéz um inimigo.

Se a oposição vencer as eleições, os EUA ganham força na América do Sul e podem gerar muito mais pressão econômica e até militar nos países vizinhos da Venezuela, inclusive no Brasil, já que a figura forte de Lula está estremecida após o escândalo do mensalão.

Vamos esperar o rumo dessa novela e torcer para que a democracia vença no nosso vizinho do norte, e que a grande tensão que está instalada e que vai se agravar ao decorrer das eleições não gere consequências mais graves para o povo venezuelano e para os países vizinhos.

Muito obrigado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário